A prevenção de acidentes começa ainda antes de sair de casa. Consulte documentação escrita, nomeadamente guias e cartografia. A preparação prévia pode evitar que se perca ou, ainda, ser-lhe útil em caso de acidente.
Peça informações acerca das condições locais junto dos organismos competentes da região a visitar (ex: posto de turismo, centro de interpretação).
Escolha as modalidades e percursos mais adequados para si. Não sobrevalorize as suas próprias forças. Cada um deverá ter noção das suas capacidades técnicas e preparação física.
Antes de alcançar o objectivo pretendido, há que pensar em guardar energias para o regresso. Cansaço e falta de atenção podem dar origem a acidentes.
De preferência, faça-se acompanhar de pessoas com mais experiência.
Aprenda a usar, e leve consigo, os diversos equipamentos e materiais adequados ao tipo e duração de actividade que vai praticar, do itinerário e época do ano, pois, desta forma, previne acidentes.
Alimentação, hidratação, calçado e vestuário são medidas básicas de prevenção de acidentes.
Quanto ao vestuário, deve estar preparado para possíveis oscilações de temperatura, chuva e, em alguns casos, neve.
Previna situações de hipotermia ou insolação.
Os alimentos devem ser energéticos e pouco pesados. Deve ingerir muita água. Lembre-se que, às vezes, não há possibilidade de abastecimento pelo caminho.
A mochila é essencial para transportar os alimentos, água e agasalhos. Não esqueça que pode necessitar de chapéu e óculos de sol, protector solar, roupa quente ou impermeável, cartas e guias. Também deve incluir um apito (para sinal de socorro) e estojo de primeiros socorros, lanterna e telemóvel.
Defina o percurso só depois de conhecer as previsões meteorológicas. Elas ajudá-lo-ão na escolha do trajecto e equipamentos. Todavia, trata-se de previsões e não de certezas, pelo que deve ir preparado para a possibilidade de mudanças imprevisíveis.
Deixamos aqui algumas normas de conduta e segurança que devem ser sempre respeitadas.