Grande Rota do Guadiana – GR15

A Grande Rota do Guadiana (GR15) com uma extensão de aproximadamente 65 km’s, é uma via pedestre que se encontra devidamente sinalizada em ambos os sentidos, permitindo uma inesquecível caminhada entre a cidade Iluminista de Vila Real de Santo António e a vila de Alcoutim. Atravessa três concelhos, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por dezasseis localidades que representam a tipicidade da serra, do barrocal e do litoral, tendo como ex-líbris o Guadiana, o grande rio do sul que proporciona fantásticas vistas panorâmicas.
O início/fim da GR 15 é em VRSA, também ponto de ligação à Ecovia do Algarve em direção a Sagres, um corredor verde com uma extensão de 214 Km’s sinalizados. Tomando como referência o sentido Sul-Norte, o percurso inicia junto à antiga Alfandega de VRSA, seguindo depois para Castro Marim. Atravessa esta vila histórica e segue em direção a Monte Francisco, com passagem depois pelas localidades de Junqueira, Azinhal, Almada de Ouro, Alcaria, Odeleite, Foz de Odeleite e entra no concelho nordestino de Alcoutim, na localidade de Corte das Donas. Seguimos viagem pelas localidades à beira rio de Álamo, Guerreiros do Rio, Laranjeiras e Montinho das Laranjeiras até ao Miradouro do Pontal. Afastando-se ligeiramente do Rio segue até à povoação de Marmeleiro, seguindo até à vila de Alcoutim, onde ocorre a ligação à Via Algarviana (GR13 – com uma extensão de 300km e liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente, cruzando 11 concelhos do Algarve).
Paisagem, património histórico e natural, etnografia, gastronomia, atividade física e ar puro são alguns dos segredos desta Grande Rota que consolida a oferta da rede de 19 percursos pedestres (PR´s) do Baixo Guadiana, aproximando o Litoral ao Interior Serrano.
Aventure-se nos trilhos do Baixo Guadiana e visite-nos!

tipo de código de rota: Grande Rota
Caminho certo
Caminho certo
Para a esquerda
Para a esquerda
Para a direita
Para a direita
Caminho errado
Caminho errado
Pequena Rota a decorrer em Grande Rota
Pequena Rota a decorrer em Grande Rota
características
número de pessoas: N/D
dificuldade: 2
distância • duração (cycling): 65km • 5.30h
distância • duração (walking): 65km • 16h30h
início - fim: Alcoutim - Vila Real de Santo António
altimetria: 3 - 188m
equipamento (cycling): Bicicleta de Montanha, Capacete, Luvas, Calções, Creme anti-fricção, Multi-tools com descravador de corrente e desmontas, Camera de ár/ liquido anti-furo, Oleo e bomba de ar
equipamento (walking): Botas ou ténis com solas aderentes a qualquer piso, Meia confortáveis, sem costuras e almofadadas, Mochila com alças almofadadas , Casaco quente e impermeável, Chapéu ou boné com pala, Calças ou calções folgados, Roupa transpirável, Cantil para água, Bastão ou vara para caminhadas, Óculos para o sol
comentários
cycling and walking
o que acha de Grande Rota do Guadiana – GR15?
Tem de estar registado para deixar uma classificação.
perto
Associados ATA