Percurso 23 – Zona Central

Saindo de Albufeira para oeste por uma estrada sem grandes dificuldades seguimos em direção a Algoz passando por Guia. De Algoz prosseguimos em plano em direção a Silves, seguindo depois para São Bartolomeu de Messines em que pelo meio encontramos uma pequena subida. Desta seguimos em direção à mítica subida do Malhão, local de chegada da habitual etapa decisiva da Volta ao Algarve, passando porém pelas aldeia típica de Alte, Benafim e Monte Ruívo. Após a passagem do Malhão iremos aínda subir para o Pico da Mú para depois mudar de direcção para a localidade do Dogueno, bem na fronteira entre a região do Algarve e Alentejo. Rumando a sul cruzamos de volta a magnifica Serra do Caldeirão pelas aldeias de Ameixial, Vermelhos, Salir e Aldeia da Tôr. Já na zona do Barrocal iremos ainda encontrar a ultima subida do dia que nos leva ao alto da Picota, local que nos privilegia com uma vista magnífica sobre a costa algarvia!Subidas neste Percurso: Alto do Malhão; Pico da Mú; Ameixial; Vermelhos; Freixo Verde; Alto da Picota

tipo de código de rota: Sem Sinais
Sem sinais
características
número de pessoas: N/D
dificuldade: 4
distância • duração: 178km • 10h
início - fim: Albufeira - Albufeira
altimetria: 6 - 567m
equipamento: Bicicleta de estrada, Capacete, Luvas, Calções, Creme anti-fricção, Multi-tools com descravador de corrente, Camera de ár/ liquido anti-furo, Oleo e bomba de ar