Algarve. Para onde quer que as atenções se virem, as cores da serra e do mar estão sempre presentes, numa aguarela em que ressaltam pontos dourados, verdes e azuis. A região é extensa e simpática, com clima mediterrânico, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres.

Um passeio a pé pelo emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio é a melhor forma de conhecer esta zona da região. Perca-se ainda na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as facécias das sombras que eles deixam no areal.

Depois dos encantos da paisagem, os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia. Cardápio confeccionado com peixe e marisco, caso da caldeirada de peixe ou da cataplana de amêijoas, ou com toda a tradição da comida serrana, como os cozidos de grão e de couve. O elenco das ofertas passa também pelas afamadas delícias regionais, representadas pelo figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.

Atravessar o Algarve, erguido entre locais de elevado interesse ecológico, ricos em biodiversidade e ecossistemas, é caminhar por séculos de tradição, ainda hoje intacta. O artesanato que os artífices algarvios habilmente manufacturam, recorrendo a técnicas ancestrais, manifesta-se na olaria, cestaria, nas peças de cobre, latão e nos trabalhos de linho e de juta.

A dois passos da tranquilidade do interior, as animadas noites algarvias. Bares, discotecas, marinas e casinos asseguram a diversão dos mais foliões.
O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitectura das casas caiadas, com platibandas coloridas e chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino.

Recomenda-se também a prática de desporto ao ar livre, seja nos campos de golfe verdejantes, nas infra-estruturas que a região oferece para a actividade física, na costa ou nos montes algarvios, que depois dos rigores do Inverno, e ainda antes dos primeiros sinais primaveris, vestem-se de um branco róseo, devido às amendoeiras em flor que salpicam o horizonte.

Como chegar?

Algarve é realmente fácil de alcançar a partir de qualquer lugar do Mundo.

Chegar ao Algarve, torna-o só por si um dos destinos de férias mais fascinantes da Europa. Se desejar pode vir de avião, comboio ou de autocarro e será sempre recebido com um espírito caloroso e acolhedor.

Pelo Ar: A viagem de avião será certamente a forma mais confortável e rápida de chegar ao assolarado Algarve. O Aeroporto de Faro fica em média apenas a 3 horas dos principais destinos Europeus.

Faro Airport: www.aeroportofaro.pt/pt/fao/home

Por Estrada: Uma boa rede de Autoestradas e Estradas Nacionais permitem uma condução confortável até ao atraente sul de Portugal.

Infraestruturas de Portugal (Portugal Roads): www.estradas.pt

Por Ferrovia: Viajar de comboio é igualmente uma boa opção, sendo que Portugal faz já parte da Rede de Caminhos de Ferro da Europa e pode-se facilmente chegar a partir da maioria das capitais Europeias.

CP (Portugal Railroads): www.cp.pt

Por mar: Por fim mas não menos importante, pode chegar ao Algarve por um dos vários Portos e Marinas da Costa Sul Portuguesa.

Marinas e Portos de Recreio do Algarve: https://www.visitportugal.com/pt-pt/node/73813

Caracteristicas Naturais

Localizado no extremo Oeste da Península Ibérica, no Sul de Portugal, o Algarve distingue-se facilmente do resto do país. Não apenas pela sua condição periférica, mas também pelos seus factores morfológicos e geológicos.

O Algarve cobre 6% da área total de Portugal. A Norte é limitado pelo Alentejo e a Este o Rio Guadiana separa o Algarve de Espanha. A Oeste e Sul a costa é banhada pelo Oceano Atlântico. Pela sua diversidade podemos separa o Algarve em 3 regiões: A Serra, o Barrocal (Barrancos, penhascos e cavernas) e o Litoral.

Algarve é a casa das paisagens naturais mais bonitas da Europa e santuário da vida animal. Visitantes podem viver estas paisagens de varias forma desde caminhando ao longo de percursos sinalizados, pedalar por percursos rurais que atravessam a região montanhosa até à observação de aves, observando varias especies raras no seu habitat natural e com impressionantes vistas sobre o Oceano Atlantico.

 

temperaturas médias
Spring Mar-Jun: 14/22ºC (57/72ºF)
Summer Jun-Sep: 20/28ºC (68/82ºF)
Autumn Sep-Dec: 16/22ºC (61/72ºF)
Winter Dec-Mar: 9/16ºC (48/61ºF)
Algarve
Oferta cultural

O Algarve é rico em cultura e um autentico charme Portugues; os locais vivem das suas artes, musica e celebrações. Eventos ao longo do ano são uma oferta completa para amantes da musica e da arte. Existem galerias de arte em praticamente todas as cidades assim como concertos a decorrer, teatros e espetaculos e dança.

A influencias mouriscas são evidentes nas suas ruas estreitas e chamines com formas e designs variados, assim como na ceramica local. Igrejas e castelos contruidos nos seculos passados refletem a riqueza cultural embebida em história. As obras culturais locais são encontradas e preservadas em museus nos principais centros costeiros e em cidades interiores menores em toda a região.

Downloads
Brochuras